segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pesquisa revela salários de TI no Brasil em 2016

Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento especializado Robert Half, revelou os salários pagos a profissionais de TI no Brasil em 2015 e projetou os valores a serem pagos em 2016. As informações foram compiladas em um guia que pode servir de referência às empresas na hora de contratar mão-de-obra, bem como aos profissionais de TI na hora de procurar um emprego ou pedir aumento. Vale lembrar que, em um país tão vasto como o Brasil, os valores variam de região a região e até de cidade a cidade.

E aí, você está ganhando dentro da média? Deixe aqui os seus comentários!

Segue o resultado da pesquisa do Guia Salarial da Robert Half:

Investimentos em TI serão focados em iniciativas que tragam resultados financeiros para empresa.

O mercado oferece boas oportunidades para os profissionais de tecnologia. Apesar de ser um ano desafiador, a pressão por aumento da eficiência nas empresas demandará investimentos em TI, com foco especificamente em iniciativas que poderão afetar de forma positiva os resultados financeiros do negócio.

Os profissionais de TI cada vez mais deixam de ser custo para se tornarem parte estratégica do negócio. Assim, deixam de serem vistos como colaboradores introvertidos, para serem percebidos como alguém com bastante interação e relacionamento com todas as áreas de negócios, o que resulta em melhorias no resultado final do produto.

Grande parte das empresas ainda estão dando os primeiros passos na estruturação de uma estratégia eficaz de Big Data que seja capaz de lidar com a enormidade de dados disponíveis e questões relacionadas à segurança dessas informações. Apenas 5% dos sites de e-commerce no Brasil possuem uma tecnologia de análise de dados. É possível que oportunidades para a área surjam de forma mais consistente nos próximos anos.

Por isso, mesmo que haja oferta de vagas, os salários em tecnologia não devem sofrer muita alteração. A tendência é de que fiquem estáveis para as posições de suporte, por exemplo, e apenas algumas funções recebam reajuste.

A maior demanda deve se concentrar nos cargos de analistas de negócios, na área de sistemas; e gerente de TI, na área de infraestrutura. Boa capacidade de comunicação e negociação serão quesitos indispensáveis para as duas posições, uma vez que ambas têm cada vez mais interação com públicos diversos, como usuários e outros setores da empresa.

Assim como observado em 2015, o processo de formalização da mão de obra continua. As empresas estão internalizando profissionais pessoa jurídica ou trabalhando somente com terceirizados ou temporários que operam no regime CLT, de forma a atender a legislação para esta condição.

Oportunidades:
  • Empresas de médio porte.
Demanda:
  • Gerente de tecnologia;
  • Analista de infraestrutura;
  • Analista de negócios;
  • Consultor funcional ERP.
O que é valorizado:
  • Perfil mais interativo;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Inflês fluente;
  • Certificações em linguagens de programação;
  • Bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia.


Nenhum comentário: