A Pacto Tecnologia, com sede em
João Pessoa, Paraíba, oferece um desafio para você em 2012: desenvolver sistemas de informação com qualidade, dentro do prazo, atendendo aos requisitos funcionais e não funcionais especificados, e com testes suficientes para garantir a satisfação dos clientes (quem paga) e usuários (quem aprova).
Quer participar do desafio? O que você precisa saber para fazer parte do time da Pacto?
É preciso saber que rendimento é conseqüência da demonstração e aderência do seu potencial às linhas de negócio e do lucro da Pacto. Para o desafio a proposta inicial é um rendimento de
R$ 2.850,00 (CLT) + Alimentação + Transporte + 14º + Participação no Faturamento (basta bater as metas), e ainda banco de horas.
É preciso saber que a famosa frase “O cliente não sabe o que quer” é comum aos analistas de sistemas medianos. Para a Pacto a frase vigente é “O bom analista descobre o que o cliente precisa”.
É preciso saber que não existe a metodologia certa, infalível, mas sim práticas mais adequadas para a realidade de um determinado projeto. Pois, a equipe, o cronograma, as premissas de negócio, o cliente e as funcionalidades a serem entregues nunca se repetem. O bom profissional precisa ter sensibilidade para aplicar as práticas de gerenciamento mais adequadas.
É preciso saber que é muito importante seguir uma metodologia de desenvolvimento, mas o compromisso individual no cumprimento dos prazos acordados, prevenção de problemas e foco no objetivo são essenciais.
É preciso saber que documentar o sistema não é preencher todos os documentos indicados pela metodologia ou explicar os parâmetros de entrada e retorno de um método, mas ter o bom senso na eleição e criação de artefatos que facilitem a evolução ou manutenção do sistema por outros além de você.
É preciso saber que usabilidade não é sinônimo de interface bonita, mas de interface onde o usuário encontra facilmente o que deseja e executa uma determinada tarefa de forma rápida, intuitiva e simples.
É preciso saber que testes feitos pelo programador são insuficientes, normalmente incompletos e viciados. E ainda que testes unitários evoluem junto com a codificação. Não basta apenas saber utilizar as ferramentas de testes como JUnit, Selenium, JMeter, tem que conhecer as técnicas de testes.
Testes bem concebidos e executados exaustivamente garantem a qualidade, a baixa necessidade de suporte, e evolução e modificação de regras de negócio sem medo e rapidamente.
É preciso saber que o mais importante não é a ferramenta de controle de versão utilizada (SVN, CVS, GIT), mas sim a importância de ter um controle de versão com lógica e motivações adequadas para definição de branch e criação de baselines, por exemplo.
É preciso saber que desenvolvimento em camadas, reuso, sistema independente de banco de dados, uso de frameworks são premissas importantes para qualquer projeto. Mas não podem comprometer a velocidade do desenvolvimento nem a velocidade de resposta ao usuário. O uso exagerado e mal combinado pode implicar em lentidão, aborrecimento do usuário e não indicação do sistema.
É importante ter experiência, vivência ou conhecimento nas ferramentas, tecnologias, metodologias e padrões possíveis de serem utilizados no seu desafio: RUP, Scrum, Redmine, Log4j, Maven, JAVA, Eclipse, Swing, JSF, EJB, Tomcat, SOA, JQuery, HTML, CSS, entre outras, em especial do mundo JAVA, são exemplos. Mas o mais importante é ter sempre a coragem de aprender o novo, ter os fundamentos da profissão na “veia”, e habilidade para aprender, descobrir, aplicar e criticar as várias tecnologias da “moda”.
É preciso saber que no mundo do trabalho não há mais espaço para “gênios” que não conseguem se relacionar de forma colaborativa, educada e cordial no ambiente de trabalho. Para ajudar no bom relacionamento a Pacto possui normas de conduta simples e diretas, e promove constantemente ações sociais e eventos para promover a integração de todos.
Entendeu o espírito da coisa? Topa o desafio?
Se sim, mande o seu currículo para
rh@pactotecnologia.com.br com o assunto "[DESAFIO]<
>" e aguarde o comunicado das etapas seguintes da seleção.
Venha fazer parte de uma equipe inovadora.